Meninas
Meu corpo está diferente, o que está acontecendo comigo!
Sentir o corpo “diferente” é normal, você está na adolescência, um período em que acontecem mudanças no corpo, nos sentimentos, no humor, no jeito de enxergar a si mesma e ao mundo, enquanto aumentam as atividades e as responsabilidades.
Portanto, é normal ocorrerem transformações com o estirão do crescimento. Em outras palavras, o corpo “espicha”, começando pelas mãos e os pés. Depois vem o aumento da altura. Tudo isso faz parte do que chamamos de puberdade, que é uma fase inicial da adolescência.
A partir de estímulos hormonais, inicia-se o surgimento do broto mamário (seios), que é seguido pelo nascimento de pelos na genitália (vulva) e nas axilas.
O crescimento dos pelos é lento e só diminui por volta dos 18 anos, assim como a área ao redor dos mamilos. Há um aumento também do tamanho dos quadris, que ficam arredondados, enquanto a cintura fica mais fina.
Também na adolescência ocorre a primeira menstruação, chamada de menarca, um momento marcante na vida da mulher e que não pode ser esquecido. Além disso, é comum o aumento da transpiração e odores (cheiros), principalmente nas axilas (o popular “CC”) e nos pés (“chulé”).
Por tudo isso o banho diário é muito importante!
E a menstruação?
A menstruação é a eliminação cíclica (mensal) de sangue e tecidos de dentro do útero pela vagina, a partir do amadurecimento dos órgãos sexuais e reprodutivos. Ela também é conhecida por nomes como “aqueles dias”, “chico”, “regras”, entre outros.
Durante os dois primeiros anos, é normal que os ciclos menstruais (tempo que se passa entre uma menstruação e a próxima) sejam irregulares, podendo variar também na duração e na quantidade de sangramento.
Nessa época, é interessante que você procure um profissional de saúde, pois ele pode dar boas orientações e tirar suas dúvidas.
A menstruação normal tem duração de três a sete dias, com intervalos de 28 dias em média, podendo variar de 21 a 35 dias entre um ciclo e outro.
Você sabia?
• As cólicas são muito comuns nessa fase e, na maioria das vezes, não significam nenhum problema. Você pode usar compressas quentes no local da dor ou tomar um chá.
Se não passar, é bom procurar um profissional de saúde para avaliar e orientar você sobre outros tratamentos. Não é justo ficar sofrendo, perder aula ou outras atividades prazerosas por causa de cólicas.
• Os absorventes devem ser trocados com frequência para evitar incômodo, mau cheiro e outros problemas decorrentes do uso prolongado. Procure usar o absorvente que melhor se adapte a seu corpo e à quantidade de fluxo menstrual.
Meninos
Meu corpo está diferente, o que está acontecendo comigo?
Sentir o corpo “diferente” é normal. Você está na adolescência, período em que acontecem mudanças em nosso corpo, nos sentimentos, no humor, no jeito de enxergar a si mesmo e ao mundo, enquanto aumentam as atividades e as responsabilidades. São várias as transformações que acontecem, é o que chamamos de “estirão do crescimento”. O corpo "espicha", começando pelas mãos e os pés, depois sua altura aumenta. E é nessa época que também ocorrem o alargamento dos ombros e um aumento gradativo da força e da musculatura, que dobra de tamanho.
A partir de estímulos hormonais, podem ocorrer também mudanças no tom de voz. Inicia-se o aumento dos testículos e do pênis. Também há o aparecimento de pelos na região pubiana, nas axilas, no rosto e no restante do corpo.
E não para por aí não! É comum o aumento da transpiração e odores (cheiros), principalmente nas axilas (o popular "CC") e nos pés (o"chulé").
Por tudo isso o banho diário é muito importante!
Polução noturna? O que é isso?
É na adolescência que ocorre a 1ª ejaculação (semenarca), que é a eliminação de sêmem pelo pênis. Nessa fase, pode acontecer a polução noturna, ou seja, ejaculação involuntária de sêmem, que ocorre quando você está dormindo, sonhando.
Espinhas? Calma, isso não é o fim do mundo!
Elas acontecem nessa fase e surgem pelo amadurecimento hormonal do seu corpo e pela oleosidade da pele. Nunca as esprema para não deixar cicatrizes.
Se o problema incomodar, procure um serviço de saúde, pois existe tratamento, viu?
“Quer sugestão para o tratamento de espinhas”, entre em contato geracaosemearteen@gmail.com
e diga "Quero sugestão para tratamento de espinhas "

Nenhum comentário:
Postar um comentário